Casamento! (e mais algumas divagações)

Admito, é um título um bocado repentino! 🙂 Mas, sim, a grande novidade (que também é um bocado a justificação para já não escrever aqui há uns tempos) é que me vou casar (pela 2ª vez na vida; parece que não aprendo 😉 ), no início de Abril (e não, não é dia 1, por isso até é verdade 🙂 ).

E, como disse, é em grande parte por isso (mas não só — há também o trabalho, no qual por alguma razão insistem que preste atenção e faça coisas 😀 ) que ando “distraído” e já não há aqui novos posts há algum tempo. Nem sequer tenho lido grande coisa sobre finanças pessoais, investimentos e afins — o tempo e “disponibilidade mental” são escassos… espero voltar a fazê-lo mais depois da lua de mel.

E, sim, eu podia ter aproveitado isto para fazer um grande artigo — ou série de artigos — sobre como poupar num casamento, mas… lá está, para mim pode ser o segundo (e, espero, último) casamento da vida, mas para ela é o primeiro, e acho que ela tem direito a ter algo “especial”, como sempre sonhou. Além de que, de certa forma, já se está a poupar — exagerando um pouco, por mim era um almoço de família e amigos próximos, por ela era um casamento como os príncipes de Inglaterra 🙂 , e desta forma arranjámos mais ou menos um meio termo; não prescindimos das coisas “típicas”, mas para cada uma procurámos a alternativa mais barata (mas mantendo-se boa), em vez de aceitarmos a primeira ou segunda sugestão que nos apareceu à frente. Rejeitámos várias propostas que ficavam por centenas ou milhares(!) de euros a mais do que aquilo que acabámos por escolher. E nenhum de nós vai contrair um cêntimo que seja de dívidas (se bem que o facto de as famílias terem ajudado faz uma enorme diferença aí, é claro).

(Antes que pensem “mas ele vai casar-se com uma pessoa mais gastadora que ele?“, não é esse o caso. Ela é bem mais forreta do que eu em várias coisas, eu sou noutras, mas nenhum de nós se deixa levar por inflação do estilo de vida, comprar coisas caras para impressionar outros, etc.. )

De resto… e isto é só numa de “tanto quanto sei”…  o Covid-19 é uma coisa séria. 🙁 O problema de muita gente (e que noto parecer aplicar-se ainda mais aos portugueses do que à população mundial em geral) é pensar de forma muito “binária”; num caso destes parece que só existem duas posições: o “isto não é nada!“, e o “é o fim do mundo, vamos morrer todos disto!!“; parece que não há espaço para se levar algo a sério sem se entrar em pânico, o que é obviamente o que sugiro aqui. A minha noiva já vai passar a trabalhar remotamente a partir dos próximos dias; vamos ver se na minha empresa fazem o mesmo. Até lá, a vida continua. Evitem grandes ajuntamentos, trabalhem de casa se o vosso trabalho e empregador o permitirem, e lavem as mãos regularmente (coisa que incrivelmente parece ser novidade para muita gente, a julgar pelos sabonetes e desinfectantes esgotados nos supermercados…).

Em termos financeiros: sim, as acções estão há vários dias em saldo, graças ao vírus. Se têm algumas, espero que não tenham entrado em pânico e vendido as ditas com prejuízo (isso é em geral o pior que se pode fazer) — pelo contrário, será altura de comprar mais, se isso vos for viável. Ou, pelo menos, de manter os investimentos regulares, se os tiverem (eu actualmente tenho muito pouca coisa, só estou a investir umas dezenas de euros todos os meses num ou dois ETFs na DeGiro, já que a prioridade continua a ser juntar para amortizar o crédito).

E por hoje é tudo. 🙂 Bom resto de semana!

6 comentários em “Casamento! (e mais algumas divagações)”

  1. Oba 🙂 que noticia tão boa :))

    Muitos parabéns e que a felicidade seja uma constante para vós.

    Beijinhos, que o dia seja feliz e que corra tudo como merecem 🙂

  2. Antes de mais nada MUITOS PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES nesta nova etapa!
    Mesmo que haja necessidade de adiar a festa, o mais importante é a saúde de todos, pois com saúde tudo se consegue.
    Esperemos que nos continue a presentar com a bela evolução da sua vida financeira em busca do fim das dívidas.
    Tudo a correr bem!

  3. Bem haja ovelhaostra!
    Já estava com saudades dos teus artigos, até porque este foi o primeiro blogue que me ajudou a criar o meu (https://miss-investimentos.pt/)
    Espero que o casamento se realize, se bem que nesta altura será difícil… Tinha o batizado do meu mais novo marcado para dia 04 de abril e já foi cancelado.
    Casei-me este ano também e foi o segundo casamento do meu marido… Mas só fomos nós ao registo notarial e o jantar foi no meu dia de aniversário para 20 pessoas. Mais barato não podia ser heheheh

    Espero que voltes e que tudo corra bem1

Responder