Habitica – gerir hábitos e tarefas como um jogo

Este post não é propriamente sobre finanças pessoais ou investimentos, mas sim mais sobre desenvolvimento pessoal. Há tempos que penso em escrever aqui também sobre esse tema, ocasionalmente — o facto de ser um blog onde escrevo anonimamente até ajuda –, mas ainda não decidi 1) se o faço ou não, e 2) caso o faça, se escrevo ocasionalmente posts sobre esse tema aqui mesmo, ou se crio um sub-blog (algo tipo “desenvolvimentopessoal.ovelhaostra.com“, se bem que se for por aí vou tentar inventar um nome melhor 🙂 ), para não misturar os assuntos.

Haveria interesse da vossa parte nesse tipo de posts? Ou saltariam à frente? 🙂

Anyway, este é sobre um site que comecei a usar há uns 10 dias: o Habitica.

Habitica

É basicamente uma ferramenta de gestão dos nossos hábitos (bons e maus), e de nos lembrarmos de fazer todas as tarefas diárias, semanais, etc., mas sob a forma de um “jogo” — o nosso personagem (começamos por ser um guerreiro, mas chegando ao nível 10 podemos escolher outra classe) ganha experiência, items, etc. por cumprir os bons hábitos, e perde “pontos de vida” por falhar os bons hábitos e/ou repetir maus hábitos. Tudo isto é configurado por nós (o site dá-nos algumas sugestões no início, mas é possível editar/remover todas, para configurarmos o que faz sentido na nossa vida). E o cumprir/não cumprir dos hábitos também é indicado por nós (seja no browser no PC, seja na app para telemóvel). Ou seja, seria trivial “fazer batota”, mas… para quê? A ideia é melhorarmos a nossa vida, não é “ganharmos o jogo”. 🙂 Ainda tem uma componente social opcional, que mal comecei ainda a explorar, em que nos juntamos a um grupo e cumprimos objectivos juntos, puxamos uns pelos outros, etc..

Para mim, tem funcionado bastante bem. Já tenho lá configurados hábitos variados, que tenho quase sempre cumprido sem falta, a maior parte deles diários (ex. tomar a medicação que tenho de tomar de manhã, fazer X repetições de vários exercícios físicos, ir dar um passeio a pé, ver os blogs portugueses de finanças no Feedly, ver o /r/literaciafinanceira no Reddit, fazer as jogadas no Chess.com, lavar a loiça uma vez por dia (a minha mulher trata da outra), ler pelo menos 10 minutos de não-ficção/desenvolvimento pessoal (não tenho uma tarefa para ler ficção, uma vez que isso já faço naturalmente 🙂 ), etc.. Outros hábitos têm frequências menores (ex. usar o robot-aspirador de X em X dias, escrever um post num dos blogs pelo menos uma vez por semana, etc.). E também configurei hábitos não periódicos, tanto positivos (ex. usar as escadas em vez do elevador (moro num 3º andar), arrumar/melhorar alguma coisa em casa, etc.) como negativos (ex. comer a ponto de ficar demasiado cheio, usar o elevador sem ir carregado, etc.). E ainda é possível definir objectivos a mais longo prazo (ex. aprender uma nova linguagem de programação nos próximos 365 dias).

Cada um é como é, naturalmente, e a parte que mais apela a mim — a parte de ser como um jogo — pode afastar outros, que talvez prefiram uma lista simples. Mas para mim tem funcionado muito bem, tanto em termos de puxar por mim, como de não me esquecer de coisas facilmente esquecíveis (ex. a medicação). O site é grátis (há coisas cosméticas que se podem comprar com dinheiro real, mas não me estou a ver a fazê-lo) e, não, não tenho nada a ver com quem o faz. 🙂 E nenhum link nesta página é de afiliado (como já disse N vezes, quando um dia os incluir no blog, avisarei), já agora.

E vocês? Usam alguma ferramenta para criar e manter bons hábitos?

3 comentários em “Habitica – gerir hábitos e tarefas como um jogo”

  1. Não conhecia e vou dar uma vista de olhos! Em relação ao tema desenvolvimento pessoal, eu acho que tem tudo a ver com finanças e não me importaria de ler aqui. Leio sempre os srtigos todos, embora não comente!

Responder