Acumulação vs. Investimento: mês #6

Meses de acumulação e investimento: 6

Acumulação: 100%

Investimento: 104.02%, dos quais 0.97% são resultado de dividendos, e que já excluem 0,09% (do valor total dos investimentos) retirados por tarifas do ETFmatic.

Gráfico:

Acumulação vs. Investimento: mês #6

Tudo normal. Não parece excitante, mas, mais uma vez, lembro que, ao contrário do que uma linha horizontal sugere, ambos os valores crescem todos os meses (por investir e poupar). Espero obviamente que não seja necessário, mas se neste momento precisasse de dinheiro urgentemente, se vendesse os investimentos e levantasse as poupanças já teria algo vagamente palpável. 🙂

Já agora, o ETFmatic não é a totalidade dos meus investimentos (se bem que é quase — os outros ainda estão muito pequenos). Talvez depois fale disto em detalhe, mas, muito por alto, um deles é em bitcoins — quero usar isto para fazer umas experiências com bots de compra e venda, programados por mim –, e o outro são alguns ETFs na DeGiro (“ETFs”, plural — estou ainda a estudar em qual investir “a sério”, e possivelmente vendo os outros nessa altura. Incidentalmente, isto lembra-me que um dia destes tenho de escrever um post sobre os ETFs distribuirem ou acumularem os dividendos, já que isto será importante aqui).

Responder