Acumulação vs. Investimento: mês #3

Meses de acumulação e investimento: 3

Acumulação: 100%

Investimento: 104.28%, dos quais 0.29% são resultado de dividendos, e que já excluem 0,03% (do valor total dos investimentos) retirados por tarifas do ETFmatic.

Ainda é muito cedo e o que se segue não tem grande piada, mas…

Acumulação vs. Investimento - mês #3

Ainda tenho de pensar numa forma de tornar este gráfico mais interessante… talvez uma forma de mostrar (de uma forma proporcional mas arbitrária, sem revelar valores reais) os valores acumulados/investidos, de alguma forma, já que este gráfico será sempre mais “plano”, pelo menos durante um bom tempo. Por outras palavras: o gráfico dá vagamente a ideia de que a acumulação é um valor estático (já que a linha é plana) e o investimento quase que também o é, mas na realidade todos os meses há um valor (variável mês após mês, mas sempre idêntico entre a acumulação e o investimento) adicionado a ambas as “caixas”. A ver se daqui a um mês a próxima versão é mais clara neste aspecto (ou talvez sejam necessários 2 gráficos, lado a lado).

Entretanto, amanhã vou de férias (yay!), voltando ao trabalho dia 7 de Maio, pelo que não vai haver grande número de posts até lá. Até um dia destes! 🙂

Responder