Livro #2: RESET: How to Restart Your Life and Get F.U. Money

Acabei ontem de ler este livro:

RESET: How to Restart Your Life and Get F.U. Money

Bem bom; gostei bastante. O autor (que trabalha em “PR”, e já é self-employed há uns anos) escreve de uma forma bastante acessível e de leitura agradável (imagino que devido à profissão dele), e o livro tem óptimas ideias para, como o nome sugere, fazermos um “reset” à nossa vida (para melhor, naturalmente). Só para aí metade do livro é que é sobre finanças pessoais (investimentos, independência financeira, etc.); outros temas abordados incluem carreira, skills, saúde, exercício, organização da casa (ele é grande fã da Marie Kondo), organização do tempo, e até valores pessoais.

Outros pontos que o distinguem da maioria da literatura semelhante: o livro é extremamente actual (publicado em Agosto de 2018), é de um autor do UK (escocês, para ser exacto) e não americano, como quase todos os que tenho lido, o que lhe dá uma perspectiva diferente (e mais “próxima” de nós), e por último ele não tem problemas em citar outros autores com os quais aprendeu (alguns dos quais até já li — é sempre divertido) e dar-lhes o devido crédito (ao contrário de outros autores, que parecem achar que se mencionarem alguém no seu livro estarão a ajudar a “concorrência”, parecerão menos originais, etc.).

Como li o livro na aplicação Kindle, fui “sublinhando” imensas frases ou parágrafos, dos quais quero partilhar aqui alguns (tradução minha):

  • “Estás a ver os teus colegas, as pessoas com quem passas todo esse tempo, cujos estados de espírito, pecadilhos, esperanças e medos tu conheces melhor do que os da tua própria família? Eles não são reais. Não se importam contigo. Eles não estariam lá se não tivessem de estar. E nem tu estarias. Quando te apercebes disto, é libertador.”
  • “O segundo, verdadeiro, puro, significado da felicidade é viver uma vida alinhada com os teus objectivos de vida e valores: ser uma boa pessoa. E a única forma de fazer isto é estar presente para os desafios, e fazer o esforço necessário; tomar as acções correctas, dia após dia após dia.”
  • “Aceito os medos, e aceito que tenho de viver com eles. Porém, tenho uma regra de ouro: nunca deixo que o medo me impeça de fazer algo.”
  • (os arrependimentos mais citados pelas pessoas no fim das suas vidas:) “Gostava de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, não a vida que outros esperavam de mim. Gostava de não ter trabalhado tanto. Gostava de ter tido a coragem de expressar os meus sentimentos. Gostava de ter mantido o contacto com os meus amigos. Gostava de me ter permitido a mim mesmo ser mais feliz.”
  • “A vida profissional é difícil. A vida é difícil. Mas se não tens um propósito, então é ainda mais difícil.”
  • “Se olhas para o telemóvel de 5 em 5 minutos, há um vazio na tua vida. A única forma de combater esse vício é agir. Vai dar um passeio a pé, leva os miúdos à piscina, toma café com um amigo, faz pão em casa, toma um banho, acende uma vela, lê um bom livro.”
  • “Quando pões a tua casa em ordem, pões os teus assuntos e o teu passado em ordem, também. Como resultado, vês claramente do que é que precisas na vida e do que é que não precisas, o que deves e o que não deves fazer.”
  • “E se aprendi alguma coisa na vida: dá sempre ouvidos à mulher — ou homem — mais obcecado/a, com mais paixão, na sala.”
  • “Demasiados de nós perdemos o orgulho no nosso trabalho, arrastando-nos num estado de permanente ocupação não produtiva mas hiper-vocal, aceitando que no moderno local de trabalho, as aparências são tudo.”
  • “‘Não posso ganhar mais e não me preocupar com isto tudo?’ Como é que isso tem funcionado para ti? Os teus aumentos têm servido para construir o teu património, ou para comprar maiores e melhores veículos motorizados?”
  • Independência financeira tem a ver com esperança; dinheiro vai-te f… tem a ver com orgulho/auto-estima.”
  • “Não tentes competir em posses com quem te rodeia; eles são um monte de pessoas miseráveis que sorriem em público e choram em casa.”
  • “As pessoas exibem a sua riqueza porque não é socialmente aceite andar à luta depois de deixarem a escola.”
  • “Se queres uma coisa, põe-a numa lista de compras para daí a um mês. Se ainda a quiseres passados 30 dias, investiga e compra a versão de qualidade. Muitas vezes, aperceber-te-ás de que a suposta necessidade se evaporou.”
  • “As pessoas dizem: ‘e se as acções em que investiste descerem?‘ Eu digo, ‘Oh, isso é bom porque agora posso comprar mais.‘ Eles dizem, ‘e se subirem?‘ Eu digo, ‘Ora, isso também é bom porque com isso sinto-me mais rico.‘ Podem subir ou podem descer. Eu não me importo.”
  • “O desejo de provar que quem duvidou de ti estavam errados pode ser um bom ponto de partida para realizar grandes feitos.”
  • (relacionado com o anterior) “Usa a motivação negativa tanto quanto quiseres, mas não deixes que ela te defina. Não deixes que se torne o teu propósito na vida. Nunca te meças pelas medidas dos outros; escolhe a tua própria.”
  • “Sem dúvida esforça-te, mas não tentes chegar à perfeição. Foca-te numa tarefa de cada vez, faz o melhor que conseguires, e passa à seguinte. Isto não é uma receita para baixar padrões. Tenta sempre exceder as expectativas, tanto as tuas como as dos outros. Mas o importante é agir, dar o primeiro passo em frente, e certificar-te que o seguinte vai logo a seguir.”
  • “Nada é pior que um chorão, um sugador de energia. Não estou a dizer que tenhas de estar feliz o tempo todo, longe disso. É só quando estamos insatisfeitos com a vida que nos encontramos receptivos a mudanças transformativas. Mas não chores, não te lamentes. Investiga o assunto, faz um plano, e agarra o dia.”

(Desculpem a extensão das citações… e nem estão aqui todas as que recolhi  — a maioria das outras tem mais a ver com o meu estranho sentido de humor. 🙂 )

Responder