Novidades (edição Dezembro de 2021)

Prometi ontem, e aqui vai. 🙂 Já andava há tempos para escrever alguma coisa aqui, mas tenho-o adiado por várias razões, como não ter propriamente grandes novidades (sobre o tema do blog) — e um dos grandes objectivos do OvelhaOstra era documentar o meu progresso, e o que vou aprendendo –, como talvez devido a algum síndrome do impostor, possivelmente causado por ler grupos no Facebook (ex. FirePT) onde vários membros estão bem mais “à frente” do que eu, e me fazem sentir que talvez não tenha assim tanto para partilhar que seja útil e/ou interessante.

Mas os recentes comentários mostram que ainda há algum interesse, e, de qualquer forma, escrever também é positivo para mim próprio: cria todo um “círculo virtuoso”, em que pequenas melhorias podem impulsionar outras pequenas melhorias, e a coisa vai-se tornando melhor e mais fácil com o tempo. 1 Além de que escrever sobre melhorias faz ter vontade de ter outras melhorias sobre as quais escrever. 🙂

Anyway, chega de preâmbulo. 🙂 Passando às novidades propriamente ditas:

  • Ainda trabalho no mesmo sítio, a ganhar o mesmo (estou a tentar que a 2ª parte mude nos próximos meses, e tenho mesmo intenção de, caso isso não aconteça no primeiro semestre de 2022, alterar a 1ª parte). O trabalho tem tido altos e baixos, mas o facto de continuar a ser remoto deixa-me mais tempo livre (o que é sempre bom), além de permitir poupar bastante em gasolina e refeições fora, naturalmente. Por outro lado, alguns stresses ocasionais (sobretudo em semanas em que estou “on call”) têm tornado isto mais doloroso do que anteriormente. E sinto-me um pouco estagnado neste trabalho, se bem que parte disso é sem dúvida culpa minha.
  • Não sinto falta de trabalhar presencialmente, ao contrário de muita gente que conheço. Sinto falta de almoçar com alguns colegas com quem normalmente o fazia, sim, mas a parte de trabalhar no escritório com outras pessoas ali ao pé… acho que dispenso mesmo. Para já continuo 100% remoto, como disse acima, mesmo tendo alguns colegas voltado ao escritório, até porque…
  • … a minha mulher está de baixa há cerca de um ano. Não vou obviamente entrar em detalhes, mas ela tem recuperado lentamente, estando muito melhor do que já esteve, mas ainda lhe custaria estar 8 horas por dia sentada à frente do PC, pelo que continua de baixa pelo menos por mais uns meses. Mas há de ficar tudo bem.
  • Em termos de progressos financeiros: o meu crédito já desceu abaixo dos 16000€. Amortizei 5000€ em 2020, mas desde então não o voltei a fazer, tendo apenas pago as mensalidades normais, automaticamente. Se não fizer nada, acaba em 2026, mas é claro que ainda quero “mexer-me” antes dessa data — pelo menos mais uma amortização em 2022. Tenho outros investimentos actualmente (acções/ETFs, que têm subido bem, e um pouco em criptomoedas (eu sei, eu sei, isso é mais especulação do que investimento, mas a tendência a médio/longo prazo tem sido sempre a subida, e de qualquer forma é só uma pequena parte do todo)), e o próximo post (hoje ou nos próximos dias, espero) é sobre como automatizei esses investimentos. Mas a ideia, agora em 2022, é focar-me mais em juntar dinheiro para mais uma amortização do crédito.
  • A soma da poupança e investimentos tem sido à volta de 25% do dinheiro que entra (uns meses um pouco mais, uns menos). Não é fantástico, mas ainda quero fazer melhor — sei que, quando acabar o crédito, chego aos 50% facilmente. E, como disse, quero mudar o foco mais para a poupança, outra vez, de forma a ver se me livro do dito crédito de uma vez por todas…
  • De resto, acho que em geral me tenho “portado bem”. Continuo sem dívidas no cartão de crédito (uso-o para serviços que assino e mais umas coisas, mas é pago a 100% automaticamente todos os meses, evitando assim quaisquer juros). Não fiz, acho eu, nenhuma compra “consumista” (as compras de entretenimento têm sido sobretudo ebooks e videojogos, e sem exagerar em nenhum). OK, comprei um PC novo, mas o antigo já tinha quase 10 anos. De resto, fomos de férias várias vezes este ano, depois de a minha mulher já estar suficientemente bem, mas ficámos sempre em casas de família, para não haver gastos de alojamento, e comemos quase sempre em casa. Felizmente, não houve nenhuma avaria que obrigasse a gastar dinheiro.

E isto já vai longo, por isso fico por aqui. 🙂 A seguir: investimentos automáticos (bolsa, criptomoedas, etc.).

  1. Por alguma razão, é muito mais fácil escrever um post (ou entrar em contacto com um amigo ou familiar) quando o fizemos há dias, do que quando o fizemos pela última vez há meses ou anos, não é? Há mais inércia para vencer, de certa forma.

5 comentários em “Novidades (edição Dezembro de 2021)”

  1. Que bom que as notícias são boas, obrigada por ter vindo dar novidades. Gosto imenso de saber do sucesso das outras pessoas, motivam-me a continuar nas poupanças, só tenho o crédito da casa e ainda não amortizei porque atualmente não pago juros, se não fizer nada acaba em Janeiro de 2032.

Responder