O início…

Estou a escrever isto tipo “stream of consciousness”, por isso é possível (provável, até) que posteriormente volte a este post para aumentar a sua coerência. 🙂 OK, comecemos:

Este é um blog sobre, eventualmente, vários assuntos: finanças pessoais, poupança, frugalidade (com possivelmente algum minimalismo à mistura), investimentos, e independência financeira. Sem querer entrar em grandes detalhes pessoais (até preferia manter algum anonimato, pelo menos tanto quanto possível), tenho mais de 40 anos, trabalho há mais de 20, e apesar de ganhar relativamente bem para o país em que vivo (Portugal — e, sim, já revelei algo sobre mim, como se a minha forma de escrever não o tivesse já feito desde o início do post…), cheguei a esta idade não tão bem como seria de desejar — sem quaisquer poupanças, sem investimentos “palpáveis” (só “experiências” à volta de poucas centenas de euros), com vários créditos e cartões de crédito para os quais vai bastante dinheiro todos os meses, e com a possibilidade de independência financeira (leia-se: não precisar de trabalhar, e viver só dos investimentos, rendimentos passivos, etc.) ainda muuuuito longe. Ao mesmo tempo, há várias coisas que adoro fazer (hobbies, etc.) e que cada vez mais provocam ressentimento com a vida actual por não ter tempo para elas, e não queria poder fazê-lo só depois dos 60 e quantos (sei lá qual é a idade actual de reforma em Portugal), pelo que essa independência é cada vez mais desejável.

As únicas vantagens: tenho a casa paga (o que não foi graças a mim) e tenho uns sites (nenhum dos quais é um blog) que me dão algum dinheiro todos os meses.

A ideia deste blog, portanto, é um misto de várias coisas: por um lado clarear e/ou apontar ideias, documentar experiências, puxar por mim próprio, e partilhar o que vou aprendendo, tanto para uso pessoal posterior como, espero eu, para eventuais leitores.

Isto pode mudar completamente no futuro (como disse no início, este post é mais um “rascunho” que outra coisa), mas a minha ideia, para já, é fazer algo como um misto de vários blogs existentes de vários tipos, desde um Diário das minhas finanças pessoais até um Mr. Money Mustache. Ou seja, se por um lado quero documentar gastos e poupanças (mas não de forma exaustiva ou repetitiva: ninguém vai querer saber coisas tipo “hoje poupei 80 cêntimos não pedindo sobremesa” pela Nª vez), por outro quero escrever sobre o que vou aprendendo, evoluindo e, espero eu, fazendo — idealmente, de forma a ser também útil a outros. E, ao mesmo tempo, terei o desafio de por um lado ser informativo e detalhado, e por outro não revelar valores como ordenados, contas bancárias, e afins.

O nome do blog? Já tinha este domínio (ovelhaostra.com) há uns bons anos; cheguei a usá-lo para um fórum de uma equipa à qual pertenci em tempos, mas desde então não estava a fazer nada com ele… e assim evito ter de registar outro. Poupança! 🙂

E pronto, para já é isto.

Deixar uma resposta